Memórias que Conectam: Aprender e Incluir com WordWall

Memórias que Conectam: Sistema de Acessibilidade para AEE | Projeto Educação Inclusiva

Ferramentas de Acessibilidade

Memórias que Conectam: Aprender e Incluir com WordWall

Projeto do AEE • Inclusão e acessibilidade com WordWall

Justificativa

A utilização de recursos digitais no AEE potencializa a aprendizagem, estimula a atenção e a memória, além de promover maior engajamento dos alunos. O WordWall oferece possibilidades interativas e acessíveis para a criação de jogos personalizados. Ao utilizar personagens e desenhos preferidos dos alunos, garante-se maior motivação, além de fortalecer vínculos entre pares.

A troca de jogos entre os alunos do AEE, especialmente os alunos com deficiência visual (DV), oportuniza experiências inclusivas, de socialização e de respeito à diversidade.

Objetivos

Geral

Promover o desenvolvimento cognitivo, atenção e socialização dos alunos do AEE por meio da criação e compartilhamento de jogos da memória personalizados na plataforma WordWall.

Específicos

  • Estimular memória, atenção e concentração.
  • Incentivar o uso criativo de tecnologias digitais no processo de aprendizagem.
  • Favorecer a autonomia e a participação ativa dos alunos na construção dos jogos da memória dentro da plataforma WordWall.
  • Proporcionar momentos de socialização entre os alunos do AEE, incluindo os alunos com AEEDV, através da troca de jogos criados.
  • Trabalhar com conteúdo de interesse pessoal (personagens e desenhos favoritos), valorizando a identidade de cada aluno.

Público-Alvo

Alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE), incluindo alunos com deficiência visual e outros tipos de necessidades educacionais.

Metodologia

Levantamento de Preferências

Cada aluno escolherá seus personagens e desenhos favoritos (ex.: heróis, princesas, animes, animais, etc.).

Criação dos Jogos

  • O professor mediará a construção dos jogos da memória no WordWall com base nas escolhas dos alunos.
  • Para alunos com DV, será utilizada a função de áudio do WordWall e/ou pistas sonoras associadas às imagens.

Sessões de Jogar e Compartilhar

  • Os alunos jogarão seus próprios jogos.
  • Depois, haverá troca de jogos: cada aluno jogará o jogo criado por outro colega do AEE, promovendo interação e valorização mútua.

Atividades Complementares

  • Registro em mural ou cartaz com capturas de tela dos jogos.
  • Roda de conversa para que os alunos compartilhem suas experiências.

Mural Interativo

  • Criar um mural na sala do AEE com os QR Codes de todos os jogos.
  • Os visitantes poderão escanear e jogar usando seus celulares ou tablet.
  • Cada QR Code pode ter ao lado a foto ou desenho do personagem preferido do aluno que criou o jogo.

Exposição na Escola

Colocar QR Codes nos corredores, biblioteca ou sala dos professores.

Recursos Utilizados

  • Computador, tablet ou celular com acesso à internet.
  • Plataforma WordWall.
  • Imagens, áudios e ícones relacionados às preferências dos alunos.

Avaliação

A avaliação será processual, observando:

  • Participação ativa na escolha e construção do jogo.
  • Interesse e engajamento nas atividades propostas.
  • Desenvolvimento de memória, atenção e concentração.
  • Interação social e respeito às produções dos colegas.

Resultados Esperados

  • Criação de jogos da memória digitais e acessíveis.
  • Aumento da motivação e do engajamento dos alunos no AEE.
  • Fortalecimento de vínculos sociais e afetivos entre os participantes.
  • Valorização da identidade e das preferências individuais.
  • Inclusão efetiva dos alunos com DV em atividades lúdicas e interativas.

Crédito: Projeto "Memórias que Conectam" • AEE Professora Lucimara