Ferramentas de Acessibilidade
Memórias que Conectam: Aprender e Incluir com WordWall
Projeto do AEE • Inclusão e acessibilidade com WordWall
Justificativa
A utilização de recursos digitais no AEE potencializa a aprendizagem, estimula a atenção e a memória, além de promover maior engajamento dos alunos. O WordWall oferece possibilidades interativas e acessíveis para a criação de jogos personalizados. Ao utilizar personagens e desenhos preferidos dos alunos, garante-se maior motivação, além de fortalecer vínculos entre pares.
A troca de jogos entre os alunos do AEE, especialmente os alunos com deficiência visual (DV), oportuniza experiências inclusivas, de socialização e de respeito à diversidade.
Objetivos
Geral
Promover o desenvolvimento cognitivo, atenção e socialização dos alunos do AEE por meio da criação e compartilhamento de jogos da memória personalizados na plataforma WordWall.
Específicos
- Estimular memória, atenção e concentração.
- Incentivar o uso criativo de tecnologias digitais no processo de aprendizagem.
- Favorecer a autonomia e a participação ativa dos alunos na construção dos jogos da memória dentro da plataforma WordWall.
- Proporcionar momentos de socialização entre os alunos do AEE, incluindo os alunos com AEEDV, através da troca de jogos criados.
- Trabalhar com conteúdo de interesse pessoal (personagens e desenhos favoritos), valorizando a identidade de cada aluno.
Público-Alvo
Alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE), incluindo alunos com deficiência visual e outros tipos de necessidades educacionais.
Metodologia
Levantamento de Preferências
Cada aluno escolherá seus personagens e desenhos favoritos (ex.: heróis, princesas, animes, animais, etc.).
Criação dos Jogos
- O professor mediará a construção dos jogos da memória no WordWall com base nas escolhas dos alunos.
- Para alunos com DV, será utilizada a função de áudio do WordWall e/ou pistas sonoras associadas às imagens.
Sessões de Jogar e Compartilhar
- Os alunos jogarão seus próprios jogos.
- Depois, haverá troca de jogos: cada aluno jogará o jogo criado por outro colega do AEE, promovendo interação e valorização mútua.
Atividades Complementares
- Registro em mural ou cartaz com capturas de tela dos jogos.
- Roda de conversa para que os alunos compartilhem suas experiências.
Mural Interativo
- Criar um mural na sala do AEE com os QR Codes de todos os jogos.
- Os visitantes poderão escanear e jogar usando seus celulares ou tablet.
- Cada QR Code pode ter ao lado a foto ou desenho do personagem preferido do aluno que criou o jogo.
Exposição na Escola
Colocar QR Codes nos corredores, biblioteca ou sala dos professores.
Recursos Utilizados
- Computador, tablet ou celular com acesso à internet.
- Plataforma WordWall.
- Imagens, áudios e ícones relacionados às preferências dos alunos.
Avaliação
A avaliação será processual, observando:
- Participação ativa na escolha e construção do jogo.
- Interesse e engajamento nas atividades propostas.
- Desenvolvimento de memória, atenção e concentração.
- Interação social e respeito às produções dos colegas.
Resultados Esperados
- Criação de jogos da memória digitais e acessíveis.
- Aumento da motivação e do engajamento dos alunos no AEE.
- Fortalecimento de vínculos sociais e afetivos entre os participantes.
- Valorização da identidade e das preferências individuais.
- Inclusão efetiva dos alunos com DV em atividades lúdicas e interativas.