O RATINHO GULOSO (Marlene B. Cerviglieri)

Era uma vez um ratinho muito guloso. Morava em cima de um armário na cozinha.

A dona da casa ralhava com o gato o tempo todo, mas a culpa era do ratinho, que comia tudo de bom que aparecia. Todas as vezes que o gato tentava apanhá-lo, ele fugia para o alto do armário. O gato o apanhava com a vassoura e era posto para fora de casa, levando sempre a culpa.

Juninho, o menino da casa, chegou um dia com chocolates, comeu uma parte e o restante deixou em cima do sofá... É claro, sumiu! Adivinhe quem comeu? O ratinho malandro que comia de tudo. Um dia, a família precisou sair, mas antes a dona da casa chamou o gato e disse: 'Preste atenção, bichano. Acabei de fazer este bolo de chocolate e vou deixá-lo aqui em cima da mesa para esfriar. Quando voltarmos, quero tudo certinho, entendeu? Senão, ponho você para fora de uma vez!'

O gato ficou apavorado. O jeito é prestar muita atenção, não descuidar, pensou ele. Porém, lá do alto do armário, o ratinho já se preparava para vir comer o bolo. De repente, o gato teve uma ideia! Abriu a porta da geladeira e, com muito cuidado, guardou o bolo lá dentro. Quando ele abriu a geladeira, o ratinho olhou para o interior dela e viu tantas delícias: queijo, presunto, quanta coisa boa!

O bichano não fechou a porta da geladeira, colocou uma vassoura segurando a porta e foi se esconder. O ratinho guloso desceu rapidinho, entrou na geladeira e comeu, comeu de tudo. Estava tão farto de comer que não notou que a porta se fechou mansamente. Ele estava realmente cansado e deitou-se numa gelatina, balançando pra lá e pra cá, até adormecer. Foi ficando gelado, gelado, e foi envolvido por uma névoa, e quando percebeu, estava dentro de uma pedra de gelo...

Pobre bichano! Quando sua dona voltou e não viu o bolo na mesa, que gritaria...

O gato tentava explicar, levando-a até a geladeira, mas ela não o escutava. Foi posto na rua, enxotado por vassouradas! Mas que susto teve Juninho, ao procurar uma gelatina na geladeira! Lá estava congelado, o ratinho malandro! Chamou a mãe, que finalmente entendeu o que o bichano queria dizer. Procuraram o bichano, que estava no jardim, meio machucado de tanto apanhar com a vassoura.

O ratinho? Bem, este foi jogado bem longe da casa e saiu rolando pela ladeira, pois era uma bolinha de gelo! 'Ei, cuidado, viu? Preste atenção, sua gelatina pode ter uma surpresa!!'"